Os gols na Liga dos Campeões

Com cinco rodadas já completas da fase de grupos, a Champions League da temporada 2008/2009 já viu ao todo oitenta jogos nesta edição. Em todas estas partidas, a tradicional bola com as estrelas já foi às redes em 211 oportunidades o que confere uma boa média de 2,63 gols por partida.

O ataque mais positivo da competição européia é o do Barcelona. E equipe comandada por Guardiola marcou 16 gols, marca que lhe confere ser a unica entre todas as 32 duas equipes na disputa com média superior a três gols por partida. O ataque mais produtivo após o da equipe catalã é o do Lyon, com 12 gols. Contudo essa produtividade da equipe francesa é reflexo de uma partida cheia de gols contra o Steaua.

Ao contrário do que possa se imaginar, o Barcelona marcou muito mais gols longe do Camp Nou. Foram 12 os gols marcados pelo Barça longe de seus dominios. Ou seja, o sistema ofensivo capitaneado por Messi fez mais gols fora de casa do que os demais times fizeram em todos os seus jogos.

Quem mais se aproveitou do fator campo para balançar as redes foi o Anorthosis. O time do Chipre fez a sua torcida comemorar oito vezes em jogos disputados em seu estádio. Contudo o baixo rendimento fora de casa faz com que o time cipriota não esteja em condição melhor na briga pela segunda vaga do Grupo B. O Anorthosis não fez nenhum gol fora de casa. É a pior produtividade ofensiva fora de casa, só empatada com a do Steaua.

Se os torcedores do Anorthosis foram os que mais comemoraram gols, os fãs do Werder Bremen têm motivos de sobra para estarem bravos. Mesmo com um time reconhecidamente ofensivo, o Werder não marcou sequer um gol jogando em seu estádio.

Como o futebol não é somente ataque e o sistema defensivo no “futebol moderno” é importantissimo, há de se analisar o que as equipes fizeram para não sofrer gols. E há julgar pelos numeros, mais uma vez será complicado bater os times ingleses. Chelsea, Arsenal e Manchester United não sofreram gols em seus dominios. Os atuais campeões da Europa possuem, inclusive, a melhor defesa da Champions League com apenas um gol sofrido nas cinco partidas disputadas.

A pior defesa do campeonato fica por conta do Basel. O time levou 15 gols na competição, média de 3 por jogo. Os suíços torcedores do Basel foram ao lado dos fanáticos pelo Fenerbahçe, os que mais lamentaram gols em seus estádios. Cada uma das equipes foi vazada sete vezes em seus dominios.

Mas se nada é como a emoção de marcar um gol, ainda mais num campeonato tão importante quanto a Champions League, quem realmente deve estar emocionado são Messi e Gerrard. Com cinco gols cada eles são os artilheiros da atual edição da Liga dos Campeões. Contudo, são seguidos muito de perto por Del Piero, Benzema, Berbatov, Jadson e Koevermans, que fizeram um gol a menos.

Falta ainda uma rodada, com 16 jogos a serem disputados. A manter-se a média, veremos pelo menos mais 40 gols antes do encerramento desta primeira fase, e estes serão os mais decisivos, pois, vão decretar o destino de muitos times.
Isto posto, o Ora Bolas te pergunta:

Qual time tem o ataque mais temível do mundo e qual a melhor defesa?

Quem é o favorito à artilharia da Champions League?

 
.
João Henrique

Anúncios

9 Respostas

  1. Bem…
    Creio que o ataque mais temivel é o “Catadão” que enfrentou o Dynamo, e o favorito é o Thiago Alves.

    Falando sério agora, acredito que o time do Manchester só não tenha o ataque mais perigoso hoje, pois falta um atacante de área.

    O barcelona, por ter essa formação comn o Eto’o de referência e Messi e Henry nas pontas, justifica esse título.

    Agora, o barça poderia fazer muito mais gols se trocasse o Eto’o pelo Obina.

    Já o favorito a artilharia, sem dúvida é o Messi.

    Thiago Alves

  2. Eu ia falar Barcelona e Manchester tambem como melhores ataques.
    No comentario do Thiago disse que o Manchester não tem um jogador de area. E o Berbatov? O Rooney tambem pode até fazer essa função ai e ainda tem o Tevez no banco.

    Aquele centro-avante caneludo e que só fazia gol de cabeça igual antigamente ta sumindo, igual os pontas.

    E sobre o Barça, os gols lá são mais distribuidos, os meias tambem fazem gols.

    Se o F. Torres e o Gerrard tivessem companhia mais qualificada…

    A Inter tambem tem bons nomes… mas nao ta encaixando

    João Henrique

  3. E sobre a defesa…
    não é nem pelos nomes
    mas
    é sempre dificil ganhar do Liverpool…

    Não a toa, ele é líder e melhor time da Inglaterra.

    João Henrique

  4. messi artilheiro
    melhor defesa do chelsea

  5. ah, e o melhor ataque tambem do chelsea

  6. Orra o Thiago ta querendo mudar de lado e torcer para o Barça só pode, (palavras do Tiago: ” O barcelona, por ter essa formação comn o Eto’o de referência e Messi e Henry nas pontas, justifica esse título.)”já está até cedendo e deixando de mencionar o ataque podre de Madri (Raul e quem mesmo ?). acho q caiu a ficha dele =p

    Qual time tem o ataque mais temível do mundo e qual a melhor defesa?
    Barcelona concerteza, um time que faz mais gols fora de casa do que dentro não tem mais o que falar….

    Quem é o favorito à artilharia da Champions League?
    Bom como o Borges joga no São Paulo e não num time da Champions acredito que o Messi nessa temporada leva a artilharia da Champions e o premio de melhor do mundo da temporada 2008/2009.

  7. Nessa hora surge viado de tudo quanto é lugar…

    Quando nao ta na época da parada… ficam todos enrustidos

  8. e ah
    o Messi não será o artilheiro

  9. Artilheeeiro? ETO´O!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: