Final da Fase de Grupos

A Uefa Champions League chegou ao final da fase de grupos na semana passada. O campeonato de clubes mais importante do mundo volta apenas em 2009, já com o tradicional mata-mata da fase decisiva. Ainda resta um logo caminho até a final que neste ano será disputada no Estádio Olimpico de Roma.

Quem são os favoritos e quem são os azarões? Quem será o jogador que fará a diferença e quais chegarão perto mas não conseguirão levantar o troféu? Quem fará história na Europa?

Estas perguntas só serão respondidas quando se encerrar a Liga dos Campeões da temporada 08/09, nesta que é a edição de numero 54 da competição euroéia. Contudo, se não podemos responder, hoje, a estas perguntas, os numeros nos encaminham a algumas possibilidades de acertos:

O Bayern de Munique foi o time com a melhor campanha da primeira fase da Liga dos Campões. O gigante alemão somou 14 pontos e superou outro gigante, o Liverpool, apenas por dois gols de saldo (8 a 6). Já o Barcelona que caminhou durante toda a primeira fase com a melhor campanha, colocou o time reserva na rodada final e deixou para os alemães o status de “melhor”.

Esse status aplicado ao Bayern não é válido aos demais times da terra do chopp e salsichão, já que apenas o atual campeão da Bundesliga permanece vivo na Liga. Já ingleses e espanhóis conseguiram avançar com os seus quatro times às oitavas. Juntam-se a eles três italianos, dois portugueses, um francês e um grego.

Entre os primeiros colocados ficaram: Roma, Panathinaikos, Barcelona, Liverpool, Manchester United, Bayern de Munique, Juventus e Porto.
Avançaram como segundos colocados: Chelsea, Inter, Sporting, Atlético de Madri, Villareal, Lyon, Real Madrid e Arsenal.

Se Barça e Bayern fizeram boas campanhas, também se deve ao fato de terem em seus grupos os principais “sacos de pancada” da edição atual. Basel e Steaua somaram apenas um ponto em seis jogos e amargaram um saldo negativo de 14 e 9 respectivamente.

Quem não deixou o seu time passar pela vergonha de ter um saldo tão negativo foram os artilheiros da Uefa Champions League. Surgem como favoritos à chuteira de ouro da competição Messi, Klose, Benzema e Gerrard. Os quatro jogadores já marcaram cinco vezes na competição e lideram a artilharia.

O que resta agora é aguardar pelo sorteio dos confrontos que acontece nesta sexta feira. Por que bola rolando pela Liga dos Campeões só em 2009 com a reta decisiva da competição… Jogos tensos como uma partida de xadrez, golaços, comemoração e lamentação, momentos históricos…

Vale a pena esperar?

 

João Henrique.

Anúncios

2 Respostas

  1. Sem dúvida vale a pena esperar.

    O interessante é que o emparelhamento dos jogos pode permitir grandes classicos nacionais logo nas oitavas.

    Já imaginaram um Real x Barça, Juve x Inter , Porto x Sporting e Manchester x Chelsea ?

    Sexta feira, as primeiras respostas

  2. Eu acho que nessa fase ainda não pode confronto entre times do mesmo país.

    Também seria muito legal dever um Barça x Inter, Juve x Chelsea, Manchester x Real

    João Henrique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: